segunda-feira, janeiro 22, 2007

Taça de Portugal: Benfica 2-1 União de Leiria


Estádio: Estádio da Luz
Assistência: 22 mil espectadores
Arbitro: Lucilio Baptista (Setúbal)

O Benfica eliminou o Leiria na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, depois de estar a perder por 1-0 através de um golo de Harison aos 59’. Em apenas 5’ o Benfica virou o resultado com golos de Nuno Gomes e Mantorras aos 80’ e 85’ respectivamente!

Benfica: Quim, Nelson, Anderson, Luisão, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costa, Manu, Simão e Nuno Gomes.

União de Leiria: Fernando, Laranjeiro, Renato, Marcos António, Tixier, Paulo Gomes, Paulo Machado, Hugo Faria, Harison, Ivanildo e Sougou.

Em noite fria no Estádio da Luz, o Benfica jogava um dos grandes objectivos da época diante da União de Leiria, um êxito na Taça de Portugal poderá ser um mal menor num possível fracasso no objectivo campeonato...
Fernando Santos deixou Ricardo Rocha no banco de suplentes e apostou em Manu para substituir o lesionado Miccoli, jogando assim num arriscado e aberto 4-3-3. Apesar das fugas de Manu e Simão para o centro do terreno, Rui Costa jogava muito recuado e deixava um enorme fosso entre o meio campo encarnado e o ataque, que ainda para mais era constituído por 3 jogadores que jogavam bastante afastados uns dos outros...
Confesso que apenas com aproximadamente 15’ de jogos completos me apercebi da presença do maestro em campo, não percebi se a ideia era colmatar o atrevimento do Grego Katsouranis ou se não tinha mesmo pernas para mais...
A primeira parte acabou por ser pouco interessante, sem oportunidades, com muitos erros, um futebol sem qualquer tipo de alegria apenas interrompido com alguns gritos de revolta do capitão Simão Sabrosa!

Já na segunda parte o jogo foi diferente, o golo do Leiria aos 59’ por Harisson e a entrada de Mantorras para jogar ao lado de Nuno Gomes no lugar do apagado Manu revolucionaram o jogo, mais uma vez o Angolano entrou bem e acabou por oferecer a vitória aos encarnados.
Nesta altura os jogadores do Benfica reagiam muito bem ao golo sofrido, e por 4 ocasiões estiveram próximos de o conseguir, Katsouranis e Mantorras 2 vezes cada, sendo que o Angolano marcou mesmo um golo sendo este anulado por se encontrar em posição de fora de jogo.
Rui Costa jogou muito mais perto dos homens mais adiantados, quando saiu para dar o lugar ao Grego Karagounis estava exausto pelos Km que percorreu essencialmente na segunda parte!
Surge então aos 80’ após a cobrança de um livre de Simão Sabrosa, o golo da igualdade, Nuno Gomes desvia ligeiramente a bola para dentro da baliza de Fernando, e aliviou os adeptos encarnados!
5’ depois Mantorras aproveita um ressalto à entrada da área Leiriense e isolado perante Fernando marca o golo da vitória encarnado!
Até ao fim foi gerir a vantagem e festejar o apuramento para o oitavos de final da Taça!

Melhor Jogador

Mantorras

Jogou apenas 30’ mas teve tempo para ser dos homens com maior influência no resultado, talvez tenha sido coincidência a reacção do Benfica ao golo sofrido se dar após a entrada de Mantorras (ele entrou imediatamente a seguir ao golo sofrido), mas o Angolano deu outra alma ao ataque encarnado, que após a sua entrada passou a jogar num 4-4-2 muito mais equilibrado.

Positivo do Jogo

A vitória do Benfica pois claro, estarão os 2 grandes da capital à procura de mais um derby na Taça?...

Negativo do Jogo

Benfica – Oliveira do Bairro (II Divisão) – 34 mil pessoas num sábado à tarde e sem TV (Bilhetes 5 e 10 Euros)

Benfica – União de Leiria (Liga BWin) – 22 mil pessoas num domingo à noite com TV (Bilhetes 10 e 15 Euros)

Tirem as vossas conclusões...

Arbitragem

Lucilio Baptista esteve mal ao expulsar Harisson, foi enganado pela reacção de Petit, retirando este erro não me recordo de nenhum outro lapso do Setúbalense.

Sem comentários: